Marcondésia

É um distrito do município brasileiro de Monte Azul Paulista, no interior do estado de São Paulo[1].

Festa do Padroeiro

Uma pequena mas pungente, muito bem cuidada e bonita cidade, que conta atualmente com em torno de 900 moradores, distante 11 minutos (10,6Km via BR-265, vide mapa abaixo) de Monte Azul Pta.  Tem como principal fonte de receita o agronegócio, produção de cana, laranja e pecuária.

Praça Matriz

É uma dessas cidades que todos gostariam de morar, onde os vizinhos se conhecem e se ajudam e acabam mesmo sendo meio parentes. Um clima fantástico, que, no final da tarde os moradores dispensam a televisão e ainda poem as cadeiras na calçada e saem apenas para ver uns aos outros em meio ao por do sol e a brisa do entardecer.

Um pouco da história de Marcondésia

Sub Prefeitura de Marcondésia

Moradores da pequena e pacata cidade Marcondésia, distrito de Monte Azul Paulista, cidade localizada nas margens da rodovia Armando de Salles Oliveira, a SP-322, entre as cidades de Severínia e Monte Azul Paulista, comemoraram no ano de 2017 o seu Centenário da Capela.

Igreja Marcondesia

Há muito que a fundação de Marcondésia é uma incógnita para os pesquisadores da História do distrito. Faltam datas específicas de sua fundação, entretanto, é sabido, que antes da fundação de Monte Verde, Cajobi e Olímpia, um povoado já ocupava essas regiões na boca do sertão indo ao encontro da “Guerra dos Bárbaros” (nome dado no Estado de SP à expulsão dos índios). Habitavam nestas regiões do Turvo e Avanhandava as tribos Tupis, Guaranis e Canguangues que, por volta de 1850, com a expansão do sistema de posses por parte dos mineiros, foram expulsos de suas terras sentido ao Mato Grosso.

Marcondésia, assim como demais povoados foram currutelas de bandeirantes espalhadas por todo o sertão desconhecido de Araraquara, que por volta de 1870, era o limite entre o estado civilizatório e o sertão. O Noroeste do Estado, passava ainda por uma reforma das posses territoriais em mudanças ainda no Império que corria para seu findar e que tinha como conhecimento apenas o mapeamento hidrográfico.

Quermesse de Santo Antonio Marcondésia

Assim, a população de Marcondésia foi se mantendo e se adequando à modernidade através dos anos conforme a pecuária e o café traziam migrantes Espanhóis e Árabes para a região. Somente mais tarde os italianos desembarcavam através dos trilhos, nas ainda recentes estações desta região. Consta, enfim registrado nos documentos das linhas ferroviárias os traços desta origem de Marcondésia, quando ainda era distrito de Monte Verde, que logo depois tornou-se Cajobi.

Portanto, sem registro muito formal de sua fundação, Marcondésia, mantendo-se fiel a sua raiz histórica e cultural ligada à religião através da Paróquia de Santo Antônio, adota o dia 13 de Junho, como data de sua fundação, pois é o dia do Padroeiro da cidade, Santo Antonio de Pádua. As festividades começam bem antes, já no sábado, dia 10 de Junho, com a abertura da grandiosa Festa em Louvor a Santo Antonio. 

Close Search Window