APAE DE MONTE AZUL PAULISTA

Tudo começou através do interesse de pais de filhos excepcionais, que junto a amigos e responsáveis, pensaram em “um lugar” onde os excepcionais pudessem aprender coisas básicas para seu cotidiano e serem mais independentes.

O interesse consolidou-se na Instituição “APAE” – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Monte Azul Paulista.

Mediante a concretização da Instituição “APAE”, firmou-se convênios na Assistência Social, evoluindo após, para a Saúde e complementado com a Educação, fazendo assim, o trabalho de um todo e oportunizando assim, os direitos da pessoa com deficiência.

Através da evolução dos tempos, a sociedade compreendeu que os excepcionais também teriam seus direitos, já que haviam realizado novas conquistas.

Os serviços, programas, projetos e benefícios prestados pela APAE de Monte Azul Paulista na área da Assistência Social, Educação e Saúde têm como público alvo a pessoa com deficiência intelectual e ou múltipla e suas famílias, perfazendo um total, neste ano de 2019 de 94 alunos e usuários. Sendo atendidos na área da Educação 23 alunos, na área da Assistência 31 usuários, na área ambulatorial 4 usuários e, através de parceria com a Prefeitura Municipal, no Atendimento Educacional Especializado na área de Deficiência Intelectual/Múltipla 16 alunos e com Transtorno do Espectro Autista 20 alunos.

A APAE também realizada o Projeto Materna, curso específico para as gestantes, abordando os cuidados e a saúde das gestantes e dos bebês, as leis e os direitos, aulas práticas com a equipe especializada para os cuidados com o bebê, amamentação, importância dos testes do pezinho e da orelhinha, vacinas e acolhida às futuras mamães.

Os serviços prestados têm por finalidade promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de cada aluno e usuário, além de acompanhamento às famílias.

A Instituição conta com uma equipe multidisciplinar específica e habilitada para a prestação de serviços nos setores de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia, assistente social, neurologia, psquiatria infantil, nutricionista, psicopedagogia e pedagogia especializada, que, através de ações contínuas, permanentes e planejadas, bem como a garantia da gratuidade de todos os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais, prioriza a autonomia e a garantia de direitos dos usuários, desenvolvimento de habilidades e atitudes sociais.

A APAE de Monte Azul Paulista, por ser uma instituição com base no amor ao ser humano tendo a “família” como seu guia mestre, contribui para que a pessoa com deficiência intelectual / múltipla tenha seus direitos garantidos proporciona ações para que haja a diminuição da exclusão social tanto para o dependente quanto para o cuidador, a sobrecarga decorrente da situação de dependência/prestação de cuidados prolongados, bem como a intervenção e superação das violações de direitos que fragilizam a autonomia e intensificam o grau de dependência da pessoa com deficiência, proporcionando assim, melhor qualidade de vida e cidadania.

Todos estes serviços são custeados através de termos de Colaboração ou Fomento, nas áreas de Assistência, Educação e Saúde nas esferas Federal, Estadual e Municipal. Também através de doações recebidas tanto de pessoas físicas e jurídicas que são de fundamental importância para a Instituição.

Hoje sua Diretoria Executiva é formada por membros da Loja Maçônica Amor e Honra nº09, tendo como presidente Wilson José Baraldi.

Sua estrutura administrativa é composta por direção, coordenação, equipe multidisciplinar e equipe de apoio devidamente habilitados para a prestação dos serviços realizados pela Entidade.

Site APAE MAP

 

 

Close Search Window