Secretária de Cultura – Ana Maria Fonzar Plaza

   

Casa da Cultura, um sobrado da época do café, foi adquirido no ano de 2001 pelo então Prefeito e cedido para que se torne um Centro Cultural da cidade.

O sobrado teve o início de sua obra na primeira década do Século XX, tendo como proprietário a família Said Aidar, também proprietários da Casa Bancária Said Aidar. Construída com requintes em detalhes inspirados na arquitetura européia, e de precioso acabamento.

Sobrado da Casa da Cultura

Durante a crise do café o sobrado foi vendido para outra família de banqueiros em ascensão na cidade, o Banco Antonio de Queiroz, que investiu no acabamento e na ampliação do sobrado e nos jardins que envolvem a casa.

Belezas Naturais MAP – Ipes Brancos Av. da Saudade

Algumas curiosidades que a torna mais interessante, é o acabamento artístico que o proprietário fazia questão de investir, como por exemplo, as pinturas de todos os cômodos da casa, o sistema de calhas de cobre, os vitrais artísticos da sala principal, os lustres que o próprio proprietário fazia questão de escolher em suas viagens a Europa, alguns móveis que ainda estão na casa, etc.

O prédio sofreu duas reformas de maior importância desde então. Na década de 60 e 80, quando feitas à parte elétricas e a intervenção nas pinturas artísticas do pavimento superior e parte do inferior. De um modo geral a conservação da casa é boa quanto à arquitetura, mas quanto ao acabamento esta em situação delicada por motivo de algumas infiltrações ocorridas no local.

 

Prédios do Centro – Arquitetura Destacada de Monte Azul Paulista

Prédios do Centro – Arquitetura Destacada de Monte Azul Paulista

 

 

 

 

Close Search Window